Capítulo um
1982. Controle. URSS. Rainha, Região de Moscou. Rua Pionerskaya, d. 4
Na sede do salão estão e trabalham um chefe de voo alternativo e especialistas responsáveis pela operação de vários sistemas de bordo da estação. Os operadores planejam o voo e monitoram suas etapas, fornecem comunicação com a tripulação, os médicos monitoram a condição da tripulação. Cada um tem seu próprio local de trabalho com controles remotos, computadores e comunicações. No escritório do Chefe Substituto, o próprio chefe, seus vice e representantes do Instituto de biologia das águas interiores estão sentados à mesa. I. D. Papanina da Academia Russa de Ciências.
CHEFE SUBSTITUTO
Por ordem do Secretário-Geral do Comitê Central do PCUS, foi aprovado o experimento Biorisk com tardígrados, que será realizado no espaço a bordo da espaçonave Soyuz T-10.
DIRETOR DO INSTITUTO
A liderança suprema do nosso país tem uma tarefa a cumprir. Realizar um experimento com tardígrados é estudar os efeitos das condições de ausência de peso e radiação cósmica sobre esses organismos.
PROFESSOR BIÓLOGO
Em seguida, vários tardígrados serão enviados para a órbita para estudar como as condições de ausência de peso e radiação cósmica os afetarão. Em experimentos no espaço, os tardígrados "adormecidos" devem suportar estar no espaço sem ar sob condições de radiação cósmica dura.
CHEFE SUBSTITUTO
A data de lançamento da Soyuz T-10 está prevista para 8 de fevereiro de 1984.
DIRETOR DO INSTITUTO
A propósito, colegas estrangeiros também estão realizando pesquisas sobre esse indivíduo. Os cientistas dispararam tardígrados com uma arma para testar sua sobrevivência. Tudo para responder a uma importante questão científica. Um astroquímico e astrofísico da Universidade de Kent (Reino Unido) realizou um experimento com tardígrados para determinar se eles poderiam sobreviver a colisões cósmicas. Para fazer isso, eles carregaram uma arma com tardígrados e atiraram em um alvo de areia.
PROFESSOR BIÓLOGO
Há também relatos de que uma empresa israelense enviou tardígrados como parte de um" modelo de ecossistema " em uma nave espacial para a lua.
CHEFE SUBSTITUTO
Não consigo ouvir. O módulo pousou na superfície e o conteúdo se espalhou pelo satélite.
Na unidade base estão os cosmonautas: Leonid Kizim (comandante), Vladimir Solovyov (engenheiro de voo) e Oleg Atkov (astronauta-pesquisador). Estamos a ter uma ligação de vídeo com a Segurança Interna.
CHEFE SUBSTITUTO
Pamir 1, Como foi o carregamento da nave de carga para a terra?
LEONID KIZIM
Normal. E pronto para atracar. Aguardo as suas ordens, Zarya.
PROFESSOR BIÓLOGO
Quais são os resultados do experimento?
VLADIMIR SOLOVIEV
A resistência dos tardígrados à radiação e outros fatores ambientais prejudiciais é em grande parte devido à presença do gene Dsup.
PROFESSOR BIÓLOGO
Foi o que pensámos. Forma complexos resistentes ao DNA, causando sua agregação no núcleo e protegendo o material genético dos danos causados pela radiação.
OLEG ATKOV
Um grande número de genes protetores também foi encontrado no genoma dos tardígrados, como 16 enzimas da família superóxido dismutase, que neutralizam as espécies reativas de oxigênio, e o gene MRE11, que repara duas quebras de DNA em cadeia.
PROFESSOR BIÓLOGO
Algo incomum foi revelado durante o experimento?
LEONID KIZIM
Os tardígrados que estavam dentro da sala praticamente não mostraram nenhuma atividade razoável. Comportaram-se como na terra. Mas com aqueles conversos que passaram seu tempo de teste no Espaço aberto, depois de retornar, percebemos que no Espaço aberto, com influência radioativa mais ativa, os conversos cresceram intensamente, ao contrário dos conversos que estavam dentro da estação.